top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o muco


O muco é um fluido produzido por todas as mucosas do organismo, e portanto, em condições normais, um lubrificante. Pode variar na cor e consistência e ser sentido no nariz, nas fossas nasais, na garganta e estar presente nos pulmões e esófago e claro, em todo o tubo digestivo. O muco, em condições normais, hidrata o sistema respiratório e protege o corpo de químicos e pós e outros alergenos que podem originar inflamações e doenças. O corpo produz 1 litro e meio de muco por dia e normalmente é expelido percorrendo o estômago e depois os intestinos.


Quando o muco é excessivo e incomodativo (antes de achar que é só um sinal de alarme, que de facto é), importa encará-lo como uma reacção do organismo ao que acontece neste caso, nas vias respiratórias e por isso mesmo uma forma de compreender como tratar e tomar precauções de futuro.


O muco nasal que pode ser ranho amarelado ou esverdeado, corrimento nasal ou o chamado pingo no nariz, pode ser um sinal de viroses ou infecções bacterianas, de gripe, constipação, alergias, rinite ou exposição à poluição, que inevitavelmente e infelizmente é constante e não me parece que diminua.


Importa observar a cor e a consistência do muco nasal, o qual pode ser expelido também pela boca. A cor pode variar entre branco, amarelo ou verde e a consistência entre líquido ou muito espesso.

Se o muco for transparente, isso significa que está a combater uma possível exposição a uma substância química, irritante ou à poluição, ou pode ter um componente alérgico. Pode, também, ser uma reacção de protecção.


Se for branco pode significar um sinal de defesa em caso de infecção viral ou constipação. E se passar a amarelo, significa que há de facto uma inflamação / início de infecção que poderá demorar alguns dias a passar. Já a cor verde pode significar infecção e, sendo ou não necessária a toma de antibiótico, convém hidratar-se, alimentar-se bem e proteger-se de ambientes com poluição e muito aquecidos ou muito frios.


Para aliviar a congestão nasal aconselho a inalação de vapores com óleo essencial de eucalipto (no caso dos adultos). Basta colocar umas gotas em água fervida e depois receber esse vapor. Também pode limpar o nariz com soro fisiológico. E claro, descansar e beber muita água e outro líquidos.


Se forem associados outros sintomas ao muco verde, como febre alta persistente, dor de cabeça, olhos inchados e tonturas, deverá receber cuidados médicos.






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page