top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Nabo

O Nabo (Brassica rapa) é uma planta da família das Brassicaceae e tem origem na Europa. Tem folhas alongadas, ásperas de cor verde, flores amarelas e os seus tubérculos podem ser brancos, roxos ou ter ambas as cores. O nabo é um alimento muito rico em nutrientes e tem uma grande percentagem de água (92%), é rico em fibras, minerais (potássio, ferro, cobre) vitaminas (A, C e E), antioxidantes e betacarotenos.

Por ser rico em fibras, ajuda o trânsito intestinal, prevenindo a obstipação, divertículos e hemorróidas. Promove uma digestão lenta o que garante saciedade e facilita o controlo do apetite.


Pertencente à família dos vegetais crucíferos, o nabo é rico fitonutrientes (folato, fibras, carotenoides, clorofila e glucosinolatos) que têm uma importante acção anticancerígena no organismo.

Rico em potássio, reduz a pressão arterial - pela acção vasodilatadora (incentiva a eliminação de sódio pela urina)- , é essencial para o bom funcionamento dos músculos, ajuda a evitar a concentração de mau colesterol (LDL) e a acumulação de gordura nas artérias. Equilibra o pH do sangue e melhora a digestão, ajudando a libertação de ácido no estômago.

Rico em ferro, auxilia em casos de anemia e melhora a má circulação do sangue.

O Nabo promove a produção de colagénio, previne o envelhecimento, as doenças degenerativas e o surgimento de rugas e manchas na pele. Combate os radicais livres, reforça o sistema imunitário e estimula a produção de glóbulos brancos e anticorpos que actuam como anti-inflamatórios, prevenindo alergias e constipações. Também é indicado para atenuar os sintomas de seres já que impede a a secreção de cortisol.


Acrescento ainda que o nabo é pobre em calorias, pelo que pode ser consumido com regularidade. As folhas são particularmente ricas nas vitaminas A, C e K ajudando a saúde da visão, dentes e ossos, e a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo doenças dos ossos como a osteoporose.


Dê preferência ao consumo do Nabo crua, inclua a casca e as folhas, se optar por comprar nabo biológico, claro! Pode ainda cozer na sopa, assar no forno ou juntar a purés. Se o sabor intenso for para si um factor importante, opte por consumir o nabo maduro ou cozinhe a vapor de forma a suavizar essa característica. Outra forma de ingerir nabo cru é em sumos ou batidos.


Eu faço com a rama um excelente esparregado, utilizo-a na sopa também. Muitas vezes coloco fatias fininhas na salada, juntamente com beterraba e cenoura cruas, para equilibrar o amargo/picante e umas fatias de maçã: experimente, fica uma salada fabulosa. Faço num pirex no forno, fatias de nabo previamente cozidas e ramos de couve flor escaldados, envolvo com bechamel bem grosso, coloco queijo relado vegan por cima e os temperos são a gosto, claro! Uso sal, azeite e ervas verdes picadinhas, às vezes noz moscada, outras açafrão, fica delicioso.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page