top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Natal


As tradições normalmente têm uma origem cujo significado se vai esbatendo no tempo, dando origem a outros costumes e outras formas de as viver.


É o caso da figura mais representativa do Natal, pelo menos para as crianças, o Pai Natal. A figura do Pai Natal como hoje a conhecemos, foi desenhada primeiro pelo caricaturista Thomas Nast e depois pelo ilustrador Haddon Sundblom como pura estratégia publicitária e de marketing da Coca-Cola, numa época em que os sentidos e as emoções eram explorados por marcas que só tinham como intuito o lucro. Esta figura foi baseada no bispo grego S. Nicolau, que viveu entre o século III e IV em Bari, na Itália.


Entre outras coisas, entre bispo também se tornou conhecido por distribuir, em segredo, presentes às crianças no dia 6 de Dezembro. Esta data foi posteriormente alterada para 25 de Dezembro e associada ao nascimento de Jesus.


O conceito foi sendo alterado para passar a representar a família, a compra, o consumo, a mesa exagerada, a folia para uns e a devoção religiosa para outros. A figura de S. Nicolau também foi sendo alterada para um senhor mais gordo, de barbas brancas, simpático e bondoso.


O Natal tornou-se, a meu ver, numa época de preocupação, pelo tempo e pelo dinheiro. Tempo para se comprar tudo o que se precisa ou fica bem comprar e dinheiro para o mesmo. No meio desta azáfama, o tempo para família é vivido com cansaço, entre a preparação das prendas, da comida e da decoração. Isto para quem pode, quem não pode acaba por sentir tristeza e mágoa. A pobreza é sempre apontada, até nos dias de festa e de caridade.


Enfim, o espírito do Natal deveria ser de acolhimento, de celebração com amor, união e compreensão, por todos e tudo à nossa volta. Repensar o estilo e vida e os comportamentos pessoais que levam a uma mudança colectiva, não acha?

E para si o que é o Natal?





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page