top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o pH e a Acidez

Os indivíduos saudáveis têm uma leve tendência para a alcalinidade do líquido intersticial e do próprio sangue, aqui referida como alcalinidade humoral.

Aliás como já aqui foi dito, de uma forma humorística, nascemos básicos e morremos ácidos (ou seja nascemos tendencialmente alcalinos e os processos da doença e do envelhecimento conduzem geralmente à acidez final).

Costumo pedir aos meus doentes que meçam o pH da segunda urina da manhã ao iniciarem um tratamento/dieta seja qual for o motivo da consulta:

O pH deverá estar acima de 7 para originar um processo de cura.


Quando a urina é ácida ,normalmente e na ausência de medicação acidificante, é porque a alimentação é rica em proteína animal, gordura animal, açúcares e amidos processados.

Pelo contrário, a urina é alcalina quando a alimentação tem sobretudo frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas.


Portanto a influência de uma alimento sobre a reacção da urina permite classificá-lo como acidificante ou alcalinizante.

Desde já volto a repetir-é incrível como a maioria das pessoas com formação médica não sabe isto: AS FRUTAS ÁCIDAS(OS CITRINOS POR EXEMPLO) TÊM UMA ACÇÃO ALCALINIZANTE, porque:


O ÁCIDO CÍTRICO EXISTENTE NELAS,ESTÁ COMBINADO COM SAIS ALCALINOS ,FORMANDO CITRATOS.

OS CITRATOS SÃO ABSORVIDOS PELO TUBO DIGESTIVO E DEPOIS DECOMPOSTOS PELO ORGANISMO.

A PARTE ÁCIDA É ELIMINADA PELOS PULMÕES SOB A FORMA DE DIÓXIDO DE CARBONO, no ar expirado;A PARTE MINERAL,AO SER ELIMINADA PELO RIM,ALCALINIZA A URINA...




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rabanetes

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page