top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Reiki


Há imensas formas de reclamarmos e equilibrarmos a nossa energia e de nos nutrirmos com a energia do universo, de forma a equilibrar o campo electromagnético que nos rodeia, harmonizar a aura e os pontos energéticos que temos ao longo do corpo, desde os pontos de acupunctura, da Medicina Tradicional Chinesa e agora já aceites pela Medicina Ocidental e os chakras ou vórtices-conceitos da Medicina Indiana Ayurvedica-que a acumulam e a distribuem ao longo dos meridianos de acupunctura e portanto, por todo o corpo de uma forma subtil.


As nossas mãos são vórtices, são canais de energia que pode ser aplicada em nós próprios e nos outros, de forma consciente e apoiada nos princípios do Reiki para a formação de terapeutas. Qualquer pessoa pode aplicar Reiki em si própria, desde que tenha consciência = formação de como deve alinhar a sua energia, nutrir os pontos energéticos e ser um canal de energia universal de amor e cura. Pode ser efectuado também a distância.


No fundo, quando um católico vai a Fátima e reza em grupo pela Paz, potencia um campo energético positivo equivalente: são apenas nomenclaturas diferentes.

O ritual do Reiki não é superstição ou crença, é parte integrante de um sistema oriental de cura holística, neste caso pela imposição das mãos. Quando a energia de Reiki é aplicada,revitaliza o sistema imunitário, alivia dores, provoca bem-estar, relaxamento,equilibra a vibração do corpo, desintoxica o organismo e dissolve bloqueios energéticos. Não há qualquer contra-indicação à energia de Reiki, ela actua como profilaxia porque promove o equilíbrio energético do organismo. Há hospitais que já têm terapeutas de Reiki...em Portugal.


A palavra Reiki deriva do japonês e é composta por dois kanjis: Rei - energia universal e Ki - energia vital. A etimologia das palavras é um bom princípio para entendermos a semântica das próprias palavras.


O Reiki surgiu a partir de uma experiência de 21 dias de meditação de Mikao Usui (doutorado em Teologia) no Monte Kurama, no Japão, em 1922.

Os pilares do Reiki foram adaptados por Mikao Usui a partir dos pensamentos do Imperador Meiji. Estes cinco pilares podem funcionar como uma oração e fazem parte da meditação do terapeuta do Reiki mas podem ser ditos em qualquer momento por qualquer pessoa. Experimente dizer em voz alta e veja como se sente:

Só por hoje sou calmo, só por hoje confio, só por hoje sou grato, só por hoje trabalho arduamente, só por hoje sou bondoso.

Verá como transmuta o ódio e as formas-pensamento mais negativas que nos rodeiam. No fundo é um comprometimento diário connosco, a repetição das boas palavras amplia e re-estrutura o nosso campo energético, equilibra-nos.


Somos compostos por várias camadas de energia: os corpos são diferentes formas de densidade energética: físico, emocional, mental e espiritual; portanto faz sentido a par com a medicina ocidental e convencional, conhecermos outros sistemas de cura e de limpeza de forma a conseguirmos equilíbrio, saúde e bem-estar. É fácil perceber a presença da energia num corpo, todos nós já presenciamos a energia de um corpo que se esvai quando morre. O corpo é o mesmo, está lá mas a energia não. Percebe-se bem a diferença entre um organismo vivo e um cadáver.


Encontre terapias que lhe façam bem, mesmo que não perceba porquê. Aqui tentei explicar sumariamente como actua o Reiki e porque continua a ser uma das terapias mais usadas para equilibrar a energia e ajudar a prevenir doenças. Não dispense a medicina convencional nem a opinião do seu médico em caso de doença mas faça os possíveis por prevenir e poupar tempo, dinheiro, mal-estar e dor a si e aos seus.







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page