top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Tomate


É um legume que não é legume, é o fruto (apesar de não ser doce) da planta tomateiro. Entre as muitas variedades, destacam-se tomate chucha, tomate cereja, tomate maçã ou coração de boi. Apesar do tomate vermelho (quando maduro) ser o mais popular e conhecido, há tomates verdes, amarelos e de outras cores.


O tomate (Lycopersicon esculentum) é tão versátil que está incluído em várias cozinhas, principalmente na italiana, espanhola e claro, na portuguesa. Teve um grande mediatismo com o aparecimento do ketchup. Pode ser consumido cru, cozinhado ou seco. É o rei dos molhos e das saladas de Verão. Pode ser ainda consumido em sumos, compotas e sopas. Quem não se lembra da sopa fria Gaspacho?


É um fruto composto maioritariamente por água, sendo por isso muito hidratante, pouco calórico e óptimo para prevenir o aumento de peso. É rico em fibras, vitaminas (C, K1, A e folato - vitamina do complexo B), sais minerais (magnésio, potássio, cálcio, sódio e ferro) e licopeno. O licopeno é o pigmento que dá cor vermelha ao tomate (presente também noutros alimentos como na melancia) e um potente antioxidante que protege o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres. As propriedades do licopeno são mais poderosas que as do betacaroteno, o carotenóide mais conhecido e estudado. O licopeno ajuda assim, a prevenir o surgimento de doenças degenerativas, como o cancro. Para impulsionar uma maior absorção deste fitonutriente, o tomate deve ser cozinhado (quando a água do tomate se evapora o nível de licopeno fica mais concentrado) e, preferencialmente, com uma gordura como o azeite. A sua importância é reforçada porque o nosso organismo não tem a capacidade de o produzir, pelo que inevitavelmente temos de o obter através da alimentação.


Além, de como já vimos, ser um excelente antioxidante, ajuda a controlar a pressão arterial, a prevenir doenças cardiovasculares, a manter a boa saúde dos ossos, dentes, músculos, visão, pele e cabelos e ajuda a reduzir o risco de formação de cálculos renais. Pode ainda, ser um bom aliado para prevenir alguns tipos de cancro, nomeadamente o cancro da próstata, colorretal e estômago e para reduzir os níveis de colesterol.

Aproveite esta época para abusar de saladas e outros pratos com tomate. E não se esqueça de dar preferência ao tomate local e biológico e de variar. A sua saúde agradece.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page