top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Zimbro


O zimbro, mais concretamente o zimbro-bravo com o nome científico Juniperus oxycedrus, é uma planta arbórea com 8 a 12 metros muito comum em Portugal, principalmente nas regiões do interior norte e centro do território. Os frutos são redondos e podem ter uma cor azulada ou negra e são muito apreciados em bebidas destiladas. O zimbro ajuda a prevenir e a combater doenças associadas ao stress oxidativo, como algumas das doenças degenerativas, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares, diabetes, asma e alguns tipos de cancro.


O óleo essencial (pode ser inalado do frasco) é retirado da árvore e das folhas e é muito usado na medicina, nomeadamente no tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase ou sarna. Tem propriedades antiparasitárias, queratolíticas e antipruríticas. Pode ser usado como antisséptico, anti-helmíntico, repelente de parasitas, como incenso e como fragrância em perfumes, sabonetes, detergentes, cremes e loções.

O aroma do óleo essencial do zimbro e o chá de zimbro têm propriedades calmantes, o que pode beneficiar a qualidade do sono e reduzir as insónias.


A 'baga do zimbro' (gálbula de zimbro) é usada como especiaria, aromatizante e corante na confecção de bebidas destiladas, como o gin e a aguardente.É rica em flavonóides e vitamina C e por isso pode auxiliar em casos em infecções urinárias, pois tem acção diurética, e problemas de estômago, pois reduzem a acidez do estômago.

O chá de zimbro tem propriedades diuréticas, o que ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos e pode estimular a produção de insulina, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.


Apesar dos vários benefícios desta especiaria, deve ser consumida com parcimónia e deve ser evitada por mulheres grávidas e a pessoas com nefrite (inflamação dos rins).

Como uso externo pode optar por pomada, tintura ou óleo essencial.

Se tiver hemorróidas, pode preparar um banho de assento com 1 colher pequena do chá de zimbro para 100 a 200ml de água.


Se tiver psoríase, pode aplicar no couro cabeludo a mistura de 10 gotas do óleo essencial de zimbro numa colher sopa de óleo de amêndoas e 600 mL de água quente. Aplique quando a mistura estiver fria, deixe actuar por 15 minutos e depois passe por água.


Foto: David Gaya/WikiCommons




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page