top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre os cominhos


O cominho, com o nome científico cominum cyminum, é a semente de uma planta medicinal, uma especiaria originária do Mediterrâneo oriental e do Egipto, já usada pelos antigos povos romanos e celtas.


É uma das especiarias que compõe o conjunto de especiarias do caril em pó.

É rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, zinco, cálcio e magnésio. Tem um composto- cuminaldehyde - que activa as glândulas salivares e facilita a digestão. Diz-se que na Antiguidade os cominhos eram mastigados após a refeição para melhorar a digestão. São também um símbolo afrodisíaco e na verdade também pode ajudar a promover a libido.


Tem propriedades que ajudam no bom funcionamento de enzimas que secretam ácido biliar, melhorando a digestão, evitando a fermentação e consequentemente os gases e favorece o processamento de gorduras no intestino. Auxilia em casos de diarreia e cólicas. Fortalece o sistema imunitário, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o sistema respiratório, auxilia em casos de insónia e combate a retenção de líquidos. Favorece a descida de colesterol LDL e prevenia a anemia por ser rico em cálcio, mineral indispensável à absorção de ferro. Tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os efeitos dos radicais livres, a oxidação das células e o envelhecimento precoce, por ser rico em vitamina C.


Está indicado a mulheres que amamentam, pois contém timol, uma substância que promove a produção de leite.


Está também indicado para casos de perda de memória, já que contém acetilcolina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central.


Tem um sabor fresco, agradável e forte, parecido com a pimenta e com o anis. O seu aroma é igualmente intenso, por isso deve ser usado com parcimónia. Pode adicionar as sementes secas, inteiras ou moídas. Coloque a sementa inteira ou em pó no início do cozinhado para ir libertando o aroma. Pode usar no pão (1 colher de sobremesa para 500gr de pão), no húmus e em pratos com caril, como caril de legumes, por exemplo. Também pode usar em licores.


Também pode usar as folhas ou as sementes para fazer uma infusão:

Neste caso, coloque 1 colher de sopa de folhas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água acabada de ferver. Tape e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba até 2 chávenas por dia.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page