top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre os enfermeiros

O texto de hoje, Dia Internacional do Enfermeiro, pretende ser uma singela homenagem aos Enfermeiros em geral, mas aos Portugueses em particular. Desde o parto até ao amortalhar do corpo, são os enfermeiros que estão sistematicamente presentes, são os cuidadores por excelência, muito valiosos para a equipa médica, vitais para a sociedade e imprescindíveis para o paciente.

Os Enfermeiros Portugueses têm uma formação superior extraordinária, de excelência, ao contrário do que acontece noutros países. Por isso são bem recebidos com consideração e estima em praticamente todos os países do mundo.

Dotados de conhecimentos de fisiopatologia, clínicos, farmacológicos e com o que chamamos de 'tarimba' adquirida muitas vezes em condições de alto stress e recém formados, os Enfermeiros Portugueses são parte fundamental da equipa médica, se os clínicos souberem integrá-los, trabalhando em equipa.

De facto, os Enfermeiros Portugueses assumem o cuidado ao doente, aqui ajudados também por auxiliares, a quem devemos muito, enquanto sociedade, integrando a higiene, o apoio emocional, o bem-estar e o estado de saúde. Integrando também, além destes aspectos mais básicos do cuidar, a variabilidade da sintomatologia apresentada pelos doentes, sendo essas informações muito valiosas para os clínicos que as souberem validar e integrar.

Estou profundamente agradecida pelas equipas de enfermagem com quem que tive o privilégio de trabalhar e com as quais trabalho. Um abraço a todos os enfermeiros e enfermeiras, evidentemente.


foto: obra de Banksy mostra um menino que tem nas mãos uma heroína: uma enfermeira( no tempo do covid)




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page