top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre os Fitoquímicos


Os fitoquímicos ou fitonutrientes são substâncias que existem unicamente nos vegetais, frutas, leguminosas e sementes e que agem em conjunto com vitaminas, minerais e alguns aminoácidos, no sentido de fortalecer os sistemas imunitário e endócrino e que não sendo sintetizados pelo organismo, são obtidos unicamente através da alimentação.

Acredita-se que os fitoquímicos surgem porque as plantas precisam de antioxidantes para se protegerem das grandes quantidades de oxigénio que libertam, já que absorvem dióxido de carbono, e para se protegerem de fungos e bactérias.


Os fitoquímicos são pigmentos que dão cor aos vegetais e que têm uma enorme capacidade antioxidante, protegendo as células dos radicais livres e prevenindo processos inflamatórios, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações e envelhecimento precoce e até alguns tipos de cancro.


No grupo dos fitoquímicos temos:


Os flavonóides, poderosos antioxidantes, auxiliando a diminuição da oxidação das moléculas de LDL (sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade - mau colesterol).


Quercitinas, encontradas em algumas frutas e na cebola, reduzem as placas de gordura nas artérias e auxiliam em casos de alergia.


Isoflavonóides são encontrados nas leguminosas e na soja (tofu), combatem, entre outros, o colesterol LDL , diabetes, doenças dos ossos e cardiovasculares, cancro e aliviam os sintomas da menopausa.


Polifenóis, presentes nos vegetais com cor azul e violeta e dentro destes estão os taninos, que garantem sabor adstringente ao vinho tinto e ao chá. Entre as já referidas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os polifenóis previnem a diabetes e a obesidade.


Fitoesteróis e fitoestanóis auxiliam a inibição da absorção intestinal de colesterol e estão presentes, em pequena quantidade, em vários frutos, verduras, frutos secos, sementes, leguminosas e óleos vegetais.


Glucosinolatos, encontrados particularmente nos brócolos, couve-de-bruxelas e outras verduras essenciais no auxílio da função do fígado de desintoxicar o organismo.


Clorofila, presente nas algas e em todos os vegetais de cor verde. Este pigmento verde essencial à fotosíntese das plantas (transformar a luz do sol em alimento), estimula a formação de glóbulos vermelhos, ajuda em processos de cicatrizarão e tem propriedades antibacterianas. Ajuda, ainda, a purificar o organismo limpando as toxinas no corpo.


Terpenos, presente nas cerejas e na pele dos citrinos, impedem o desenvolvimento de células cancerígenas. Dentro dos terpenos encontramos os limonóides que protegem o aparelho respiratório, principalmente os pulmões e os carotenóides, como o betacaroteno e o licopeno presentes na cenoura, o melão, o agrião e o tomate, entre outros.


O betacaroteno é a provitamina A mais eficaz e mais abundante, essencial para a saúde da visão e prevenção do cancro. Encontra-se em maior quantidade na cenoura e no agrião. Já o lipoceno, um super antioxidante que previne as doenças cardiovasculares e o cancro da próstata encontra-se em maior quantidade no tomate.


Para garantir que protege as suas células e o seu sistema imunitário diariamente, consuma vários tipos de fruta e legumes, crus e cozidos, ao almoço e ao jantar.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page