top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre os Orégãos


Orégão, com o nome científico origanum vulgare L., significa 'alegria da montanha', já que deriva das palavras gregas 'oros' (montanha) e 'ganos' (alegria), é uma erva aromática e medicinal da família da hortelã que nasce num arbusto espontâneo que pode crescer até 80 cm de altura. Dá-se em climas com temperaturas mais quentes.


Esta planta aromática e medicinal é essencial e pode e deve ser usada com bastante regularidade. É uma erva que garante frescura e aroma floral aos alimentos. As folhas e as flores são utilizadas para aromatizar saladas, vegetais e legumes (e as tradicionais pizzas e bruschettas). Combina especialmente bem com especiarias quentes, como a canela e o cominho, em pratos picantes com alho ou cebola e é excelente para contribuir para a diminuição do uso do sal.


Para tirar o melhor partido desta erva aromática deve acrescentar mais perto do final do cozinhado para evitar que se queime e que perca propriedades. Também pode re-hidratar o orégão com um pouco de água antes de usar para reavivar a erva e obter, assim, um sabor mais intenso.


A nível nutricional, é rica em antioxidantes e são uma boa fonte de fibra e vitaminas A, K, ferro e cálcio.

Os orégãos auxiliam a estimulação do sistema nervoso e sistema digestivo. Têm efeitos analgésicos, anti-espasmódicos, sudoríferos e podem auxiliar em caso de problemas respiratórios. Têm efeitos diuréticos, expectorantes e podem contribuir para o alívio das dores menstruais, dores de ouvido, dores musculares, dores de dentes, alergias, fadiga, dores de cabeça, problemas urinários e problemas de pele como o acne.

Tem excelentes propriedades antimicrobianas, quando usada como óleo, devido a um composto essencial chamado carvacrol.


Segundo um estudo microbiológico de óleos essenciais e extratos de orégãos e as suas aplicações na saúde da Universidade Lusófona: ''Para se determinar a atividade antimicrobiana de compostos naturais, utilizam-se 7 tipos de óleos essenciais, nomeadamente, Carvacrol, Cinamaldeído, Tomilho, Óleo do Chá (tea tree oil), óleo de Cravo, óleo de Casca de Canela e Geraniol e também extrato natural de orégão, extraído por duas técnicas diferentes (soxhlet e micro-ondas). Verificou-se que dos 7 óleos testados, o carvacrol apresentou uma grande atividade antimicrobiana. Os mesmos resultados foram obtidos com o extrato natural de orégão. No entanto, observou-se que pela técnica de soxhlet que o extrato do orégão inibe mais o crescimento bacteriano do que pela técnica do micro-ondas. Com este trabalho pode-se concluir que a utilização de compostos naturais poderá ajudar no futuro na inibição do crescimento bacteriano ou mesmo na eliminação de bactérias resistentes a antibióticos.''


Vários estudos publicados na Science Daily comprovaram que o carvacol é capaz de destruir bactérias laboratoriais resistentes aos antibióticos comuns tais como: bactérias S. aureus, S. epidermidis, S. pneumonia, E. coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Enterobacter e Serratia. ''Oil from the common herb oregano may be an effective treatment against dangerous, and sometimes drug-resistant bacteria, a Georgetown researcher has found''.


É um poderoso anti-inflamatório, devido a um ingrediente activo chamado beta-cariofilina, podendo ajudar em caso de osteoporose e arteriosclerose.

Segundo investigadores suíços num estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS): ''A beta-cariofilina (E-BCP), existente em muitas especiarias e plantas comestíveis - como o manjericão, o rosmaninho, a canela e a pimenta preta - pode ser útil no tratamento da osteoporose, da arteriosclerose ou da doença de Crohn.''


Segundo outro estudo, o orégão possui acção anti-cancerígena, porque promove a estagnação do ciclo celular e a apoptose (a morte das células cancerígenas) em pacientes com cancro da mama.


Pode comprar óleo de orégão em qualquer loja de produtos naturais e/ou dietéticos, estando também disponível em muitas farmácias e parafarmácias. Enquanto óleo essencial puro, deve informar-se como diluir e como aplicar. Evite usar em crianças e se estiver grávida.

Por vezes usa-se em cataplasmas sobre o pescoço para tratar torcicolos.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page