top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre os pickles

Já desde os tempos da Mesopotâmia (2.400 a.C.) que há registos desta forma de preservação de alimentos.

A transformação de frutas e legumes em pickles dá-lhes um sabor bem distintivo mas também confere novas características nutricionais.

Os alimentos fermentados são ricos em ácido láctico, vitaminas e minerais e por isso mesmo ricos em probióticos, que facilitam a digestão, beneficiam o tudo digestivos e controlam as bactérias do sistema digestivo e melhoram a saúde, em geral. Os pickles são o resultado da imersão de alimentos crus ou cozinhados num preparado ácido, normalmente vinagre e sal. Como o principal componente do vinagre é o ácido acético, os alimentos ficam preservados, sem microrganismos, o que também lhe confere um sabor ácido.

Na Europa, os alimentos mais comuns que vemos serem transformados em pickles são os pepinos, as cenouras, a couve-flor, a beterraba, os tomates, os pimentos, a cebola, o alho, as alcaparras, o milho e o repolho (a famosa chucrute, um prato típico da cozinha alemã, cuja forma de preparar pode ver aqui).

Na Ásia é muito comum usar-se fruta como manga, limão, lima, papaia, ananás, tamarindos (para saber o que é, veja este texto) e ameixas. Temos, ainda, os conhecidos kimchi coreanos (conserva de legumes fermentados, principalmente acelga ou repolho-chinês, também conhecido como bok choy) e o gari japonês (conserva de vegetais com gengibre, sal, acúcar, vinagre e arroz).

Para fazer em casa siga estes passos: 1. Esterilize os frascos que vai usar para armazenar os legumes fermentados, fervendo-os e deixando-os a secar naturalmente 2. Escolha os seus vegetais preferidos e corte muito finamente, estilo juliana ou às rodelas. 3. Coloque os legumes no frasco e entre cada camada, adicione uma colher de sobremesa de sal marinho e 1 colher de sopa de vinagre de arroz. 4. Coloque uma pedra (esterilizada) por cima dos legumes. Assim ficarão imersos na água que no processo de fermentação será libertada pelo contacto dos legumes com o sal e com o vinagre. 5. Guarde o frasco na despensa ou num armário escuro por 5 dias. 6. Depois coloque no frigorífico e consuma.





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page