top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sonhos - Pesadelos -O que se passa realmente enquanto dormimos?

Kubla Khan: or, A Vision in a Dream...

É um poema escrito por Samuel Taylor Coleridge, composto uma noite depois de ter tido um sonho influenciado pelo ópio depois de ler uma obra que descreve Xanadu, o palácio de Verão do governante mongol e imperador da China Kublai Khan. Ao acordar, ele começou a escrever versos de poesia que vinham do sonho até que foi interrompido por "uma pessoa qualquer""o que imediatamente desfez o "estado alterado da consciência " em que ainda permanecia...


Porque enquanto dormimos, estamos fora do corpo, algumas vezes, sobretudo se estivermos sob o efeito de meditação prévia, oração ou infelizmente como aqui foi o caso, um estado provocado ou facilitado por drogas...hoje em dia há grupos que ingerem drogas para o provocarem...,Anyway, ele escreveu um maravilhoso poema no qual escreve:

" E se dormisses e no teu sonho sonhasses? E se no teu sonho alcançasses o céu e lá colhesses uma bela e estranha flor? E se quando acordasses tivesses a flor na tua mão?"

. O poema não pôde ser concluído, pois a interrupção cortou a memória que trazia donde esteve. Ele não o quis publicar, manteve-o para leituras privadas para os seus amigos até 1816, quando, a pedido de Lord Byron, foi publicado.


Falo no sonho, no dormir... Ninguém (ou quase ninguém, alguns sabem) na sua sabedoria, sobretudo a ciência, sabe na realidade porque dormimos...sabemos que se houver privação de sono podemos até morrer...Porque será que os ansiolíticos e os fármacos indutores do sono são cada vez mais vendidos?




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page