top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Stress e Hipertensão arterial

O STRESS mantido e ainda a Hipertensão arterial


Não há dúvida de que o stress mata. De um ponto de vista diferente, a nossa vida é um stress contínuo: ao nascer, durante as diferentes fases do crescimento, a adaptação e a aceitação individual, a integração em grupos, o estudo, a competição feroz :tudo isto é stress e gera stress celular e orgânico, do ponto de vista físico.


O stress no fundo, é uma resposta fisiológica e comportamental normal face aos acontecimentos do nosso dia-a-dia que identificamos como ameaças e que perturbam o nosso equilíbrio. É normal que perante perigo, real ou imaginado, as defesas do organismo reajam. Estas reacções tratam-se de respostas normais ao stress através de processos automáticos conhecidos como “luta/fuga” ou “congelamento”.


Pontual e inicialmente o stress pode ser positivo pois permite-nos reagir (eustress – stress positivo). No entanto quando expostos ao stress a longo prazo poderá ter impacto negativo nas nossas vidas e começar a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral (distress – stress negativo). Ou seja, perante períodos longos de exposição ao stress, este pode tornar-se crónico ou atingir uma situação limite.

Os mecanismos fisiológicos(ou psicofisiológicos) envolvidos na resposta ao stress, se mantidos no tempo, geram inevitavelmente HIPERTENSÃO ARTERIAL.

A HIPERTENSÃO ARTERIAL(HTA).A MORTAL PANDEMIA SILENCIOSA Tão temida agora(só agora infelizmente e pelos piores motivos). Com a vida que se leva hoje em dia, até se pode considerar normal (NA MINHA OPINIÃO)-ser hipertenso.

O STRESS mantido, a má alimentação, o excesso de trabalho(ou a sua ausência),o excesso de peso, o isolamento social-dantes por disfunções familiares, agora exponenciado pela pandemia...enfim, quase (QUASE) se pode dizer que a estimulação continuada das supra-renais, pode conduzir à HTA.

REDUZA O SÓDIO; AUMENTE O POTÁSSIO-coma fruta com fartura: a fruta não engorda nem faz aumentar a glicémia se você comer bem, o que lhe engorda é o pão com queijo, as massas brancas, os lacticínios e os fritos, a comida processada...as conservas...aquele atum em lata cheio de sal e óleos...e de conservantes.

SUPLEMENTAÇÃO para a hipertensão arterial (não estou aqui a referir-me aos insuficientes renais-esses têm já alterações irreversíveis nos rins): TOME MAGNÉSIO (naturalmente nos vegetais de rama verde, sementes, oleaginosas)-além disso se tomado à noite com melatonina, ajuda a adormecer, fisiologicamente... TOME VITAMINA C-1 a 3grs por dia. Habitue-se a comer beterraba crúa todos os dias, quer na salada quer em sumos-aumenta o óxido nítrico no sangue, o que ajuda a baixar a tensão arterial.

Introduza na dieta sementes de chia e de abóbora, de linhaça (BUDWIG), amêndoas, feijão seco e lentilhas, vegetais de rama verde.

FAÇA YOGA OU TAI CHI-há aulas fabulosas online de TAI-CHI, mas não todas, eu faço assim que chego a casa.

DÊ passeios ao AR-LIVRE-desligue da realidade sempre que possa, se conseguir faça MEDITAÇÃO. IGNORE quem o aborrece-está mas não está, percebe?- ajude mas não se apegue a nada nem a ninguém, solte e solte-se, faça o que gosta com prazer, mesmo nas más condições em que vivemos: mude o seu modo de reagir às coisas da vida: nada mais são do que isso, COISAS DA VIDA.

Não se preocupe com o Amanhã, viva o Presente, não há ontem nem amanhã. Tudo o que temos é o momento presente e o que dele fazemos... ETC...




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page