top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Alimentos pouco conhecidos: Tamarindo


O tamarindo é o fruto da árvore tamarindeiro (tamarindus), proveniente das savanas africanas, muito cultivado na Índia e muito consumido no norte e nordeste do Brasil. Tem um aspecto semelhante ao de uma vagem com a casca castanha e sementes na polpa.



A polpa, além de um alto índice calórico, é rica em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, vitaminas do complexo B (B9 = ácido fólico, muito recomendado às grávidas), vitaminas C e E, antioxidantes, potássio e manganês. Além disso, contém fibras e compostos bioactivos. Por estas propriedades energéticas é também aconselhado a atletas de alta competição/rendimento.


Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, protege a visão, o coração, baixa e ajuda a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, ajuda a regular o trânsito intestinal, combate os radicais livres, favorece a cicatrização e fortalece o sistema imunitário de uma forma geral.


Essa fruta pode ser consumida crua ou em compotas, bolos, sumos naturais e sobremesas.



Se quer experimentar uma receita fresca para os dias quentes que se aproximam, experimente esta água de tamarindo:

1. Retire a casca do tamarindo 2. Coloque a ferver 4 chávenas de água numa panela grande. Depois de ferver adicione o tamarindo descascado e reduza para lume brando. Deixe cozinhar por 10 minutos. 3. Desligue e deixe arrefecer à temperatura ambiente. 4. Separe a pasta pegajosa das sementes duras na panela. Descarte as sementes e quaisquer fios fibrosos e reserve a água. 5. Coloque a pasta de tamarindo e a água da cozedura numa liquidificadora com 1/2 chávena de açúcar mascavado e triture. 6. Depois coloque a mistura num coador e pressione até obter o líquido mais fino. Pode servir com gelo ou á temperatura ambiente.





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pitaia

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page