top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Tem cãibras musculares?

As cãibras ou algopasmos são contracções involuntárias dos tecidos musculares que provocam dor aguda.

Normalmente quem pratica desporto tem mais propensão para sentir este tipo de contracção muscular bastante dolorosa mas não são exclusivas de desportistas. Podem acontecer em momentos de descanso e até durante o sono.

Normalmente são sentidas nos gémeos da perna, coxas ou na planta dos pés. Quando acontecem obrigam a pessoa a parar a actividade ou se está paradado a mudar de posição de forma a encontrar o alívio da dor.

Existem várias causas, entre as quais má circulação, esforço muscular, não aquecer antes de fazer exercício ou não alongar depois do exercício, fadiga muscular, desidratação, défice de minerais como o magnésio, potássio ou sódio, compressão nervosa (ou lesão) dos nervos na espinal medula ou radiculopatia no pescoço ou nas costas.

Se tiver uma cãibra no gémeo ou na parte de trás da coxa, experimente colocar o seu peso sobre a perna afectada e dobrar ligeiramente o joelho ou sentar-se ou deitar-se com a perna direita e colocar o pé para cima, em direcção à cabeça.

Se sentir a cãibra na zona frontal da coxa, no quadricípite, segure-se a uma cadeira, agarre no pé e coloque-o junto ao glúteo, estendendo o músculo da coxa.

Intercale estes alongamentos com massagens no músculo.

Para evitar as cãibras durante a prática de exercício deve regular a intensidade do exercício de forma a evitar o excesso de esforço e de forma a corresponder à sua condição física e meio - diminua o esforço em dias de muito calor. É importante não se sentir demasiado cansado, aquecer antes do exercício e alongar depois.

A nível de hidratação: convém umas horas antes do exercício ingerir hidratos de carbono de modo a equilibrar os seus níveis de glicogénio (combinação de moléculas de glicose - a partir do consumo de hidratos de carbono - armazenadas para garantirem energia aos músculos).

A nível alimentar deve privilegiar alimentos com alto teor de vitaminas, potássio, magnésio e cálcio, tais como: batata doce (tem seis vezes mais cálcio do que as bananas), bananas, ameixas, melão, meloa, coco e água de coco, abacate, espinafres, rúcula e leguminosas. Além da alimentação, é importante beber bastante água de forma a manter as células hidratadas.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page