top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Tosse

Com a falta de humidade e de precipitação, o tempo está seco, quente, provocando sede, cansaço e retenção de pós, que não deveriam existir nesta altura do ano.

Este clima anormal no Inverno, com temperaturas que oscilam do calor excessivo durante o dia para o frio (normal da época) durante a noite, propicia a obstrução das vias respiratórias e o excesso de muco e podem gerar mais casos de tosse seca.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, tal como a febre, no entanto quando é constante e seca pode irritar a garganta e criar inflamação. No caso da tosse recorrente, deve ser analisado se se trata de tosse seca e irritativa ou tosse produtiva, que realmente expulsa muco.

Como reflexo do organismo, a tosse serve para eliminar irritações ou infecções como muco ou fumo ou qualquer agente que obstrui a garganta. Em caso de engasgamento, a tosse deve ser estimulada de forma a desbloquear a epiglote (que impede que os alimentos e líquidos entrem nos pulmões).


Em caso de alergia ou constipação, pode e deve recorrer a algumas formas para alivio da tosse, como beber muitos líquidos mornos, sumos de fruta à temperatura ambiente, comer pratos muito hidratantes e ricos em vegetais, como sopa e ensopados. Os líquidos promovem a fluidez das secreções que normalmente se acumulam no nariz, impedindo uma respiração normal.


Privilegie também as infusões com limão, mel e porque não um chá da casca da cebola?

Quando tomar banho, mantenha-se na casa-de-banho uns minutos a inalar os vapores e durma com a cabeça mais elevada que o normal. Areje a sua casa, mesmo com o aquecimento ligado. O aquecimento pode promover um ambiente pesado e denso na sua casa, por isso mantenha sempre uma fresta para entrada de ar e prefira janelas com oscilobatente.

Não se esqueça de reforçar a sua alimentação com vitamina D e C e probióticos. E obviamente não fume nem frequente ambientes com fumo.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page