top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Tremoço

Sobre o tremoço, o snack que é o rei da proteína vegetal


O tremoço é a semente da vagem do fruto da planta tremoceiro do género Lupinus. Em Portugal, o nome deriva do árabe al-turmus.

O tremoço é uma leguminosa, tal como o grão-de-bico, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha, rica em propriedades nutricionais importantes para a saúde.

Para ser comestível, devem ser eliminados alcaloides neurotóxicos que o tremoço tem no seu estado natural. Para o efeito, o tremoço deve ser cozido e demolhado em água, mudada várias vezes.


É rico em proteína, fibra, vitaminas, com destaque para o folato (ácido fólico), fitoquímicos, sais mineiras como o cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco e muito pobre em gordura.

Pela elevada quantidade de fibra, trata-se de um alimento muito saciante, contribuindo, assim, para a redução do apetite. Além disso, ajuda a regular o colesterol, a glicémia e a regular e proteger a flora intestinal.

Para reduzir a quantidade de sal, devido à salmoura a que é sujeito para se conservar, basta passar por água antes de consumir ou deixar demolhado em água durante uma horas.


Conserve os tremoços no frigorífico, preferencialmente em água. Pode, também, acrescentar ervas aromáticas como orégãos e tomilho.

Experimente, ainda, a farinha de tremoço e o húmus de tremoço. Experimente incluir o tremoço nas suas refeições principais: pode fazer paté, puré, servir como entrada e colocar em saladas.


É o alimento perfeito para reforçar os níveis de proteína para quem tem uma alimentação de base vegetal.

Se normalmente faz pratos com tremoços, partilhe aqui nos comentários.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page