top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Ver o belo


Tal como a medicina não trata (ou não deveria tratar) apenas o corpo físico, a saúde não é apenas e só sobre alimentação e estilo de vida, mas atitude perante essa mesma vida.

O dia-a-dia reserva pouco tempo para a fruição da beleza, na natureza, na arte e de tempo com os que amamos. É importante cercarmo-nos de temáticas diferentes, de coisas diferentes e de pessoas diferentes, desta forma o nosso cérebro cria novos circuitos neuronais.


A monotonia e a monotemática não são próprias de uma vida plena e 'divina'. E com o nascimento temos a oportunidade única de experienciar inúmeras formas de beleza, com entusiasmo e alegria.


Tentemos não apenas sobreviver à carga negativa que a economia, a poluição e a doença têm sobre nós, saibamos viver, procurar o belo, a verdade, a harmonia, a plenitude em todas as coisas. Evite o supérfluo e procure o sublime.


Isto também é (ou deveria ser) uma prescrição médica: procure a beleza na vida, usufrua da arte e da cultura que hoje é mais acessível do que nunca. Visite a Gulbenkian, os museus, as bibliotecas, as galerias. Procure e encontrará uma oferta incrível que poderão activar em si novas percepções sobre a vida e sobre o mundo, logo sobre si mesmo.

Somente a Verdade é Bela e vibra com a música do Universo.



Na imagem: 'The Boating Party', de Mary Cassatt

1893 - 1894 óleo sobre tela

direitos: Chester Dale Collection




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page