top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Vitamina C


Com o nome científico Ácido Ascórbico, a vitamina C desempenha um papel fundamental no organismo. Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel e por isso não é armazenada no organismo em grandes quantidades, pode e deve ser nesta fase do campeonato, ingerida em grande quantidade quer na fruta fresca quer em suplementos vitamínicos, eu actualmente tomo e aconselho 3 grs por dia. Não é tóxica.


A Vitamina C ajuda a prevenir a aterosclerose, já que esta depende do equilíbrio entre a Vitamina C e a lipoproteína A (Rhat e Pauling).

A Vit C aumenta a absorção do ferro, melhora a cicatrização de feridas e a síntese de colagénio. É antitóxica, quelante dos metais pesados e nitratos que ingerimos diariamente na comida, prevenindo a síntese de nitrosaminas, substâncias tóxicas e carcinogénicas que se formam no nosso corpo através da ingestão contínua de nitratos. Se tomada conjuntamente com a NAC (n-acetilcisteína) pode ajudar no combate aos vírus.


Eu tomo nesta fase da minha vida e aconselho. Protege da oxidação as vitaminas E, A e algumas do grupo B. Ajuda a prevenir o envelhecimento, protege ainda o sistema nervoso e o sistema imunitário, associada a outros oligo-elementos.


Poderia estar a falar durante 1 mês desta vitamina.

Os idosos e as pessoas mais jovens que por qualquer motivo não conseguem mastigar, devem ser suplementadas com esta (e outras) vitamina.


A Vitamina C está presente no limão e outros citrinos, vegetais e frutas frescas, nomeadamente, kiwis, morangos, meloa, papaia, tomate, brócolos, vegetais de folha verde como os espinafres, pimentos verde e vermelho, framboesas e mirtilos.

Depende se estes frutos são frescos e consumidos após a apanha e de origem biológica, depende como todos os alimentos são cozinhados e armazenados...a perda de nutrientes e do TCHI (ou QI) começa assim que a fruta sai do solo.


A carência grave em vitamina C leva ao desenvolvimento de escorbuto, uma doença antiquíssima e descrita nos Lusíadas, pelos marinheiros.


Reforce a toma de vitamina C e D durante os meses mais frios do ano, quer através da alimentação, quer através da suplementação, fale com o seu médico.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page