top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Viva melhor


Hoje, dia de santo futebol, partilho um texto com um tom ligeiramente diferente do habitual. Falo da saúde interior e da reprogramação mental, uma área da Psicanálise Clínica, que hoje é comummente abordada por muitos coach, uma profissão que tem ganho muitos adeptos e que abunda nas redes sociais.


Acima de tudo, antes de mudar crenças, enraizadas no seu subconsciente desde a infância, importa fazer as pazes com a infância, com os progenitores e consigo mesmo. Este trabalho requer que compreenda o contexto de crescimento dos seus pais. As infâncias dos seus pais explicarão muitas coisas que provavelmente não aceita. E este trabalho poderá ser estendido aos seus avós. No fundo todos somos uma construção. E por isso mesmo, importa também perdoar os outros e perdoar-se a si mesmo pelo passado. Não repetir os erros é a melhor forma de obter o seu próprio perdão. Aceite a dor como parte do crescimento e aceite a vida como um processo nunca linear, nunca assegurado. Confie que, dando o melhor de si, aquilo que tem para viver chegará até si e respeite o mundo onde vive, a sua vida e a vida dos demais.


Neste pequenos texto resumem-se 7 máximas que poderiam dar para escrever um livro como os americanos fazem para simplificar tudo:

Compreender Aceitar Perdoar Confiar Evoluir Respeitar


Seguindo estas máximas e compreendendo a sua importância, há várias coisas que pode fazer para as cumprir. Esforce-se por ser gentil consigo e com os demais, não comece o dia zangado ou apressado. Procure algo que o acalme e lhe tire a pressa, como a contemplação da natureza, a meditação, a escrita ou a leitura; mexa o corpo nem que seja com uma caminhada, se não puder fazer pilates ou yoga, que são práticas restaurativas. Escreva à mão as suas intenções, para o ano, para o mês, para a semana ou para o dia. Agradeça todos os dias a refeição e o dia que passou. Tenha objectivos a curto prazo e exequíveis. Evite a crítica e o queixume, quer sobre si, quer sobre os outros. Procure perceber o que o limita e o incomoda em relação aos outros e terá respostas sobre si mesmo. Conserve os seus amigos, bastam alguns e diga aos seus familiares que os ama. Por fim, alimente-se bem, escolha alimentos naturais, cozinhe de forma simples e coma apenas o suficiente.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page