top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Árvores compartilham água para manter vivo tronco moribundo


Por Kelly MayesJul. 25, 2019, 11:00


No meio da Nova Zelândia, há um tronco de árvore de kauri (Agathis australis) que não deveria estar vivo. Mas graças aos sistemas radiculares das árvores circundantes mantiveram-no vivo, ao compartilhar água e nutrientes. Ou seja, formaram uma circulação colateral, expandindo-a.


Durante anos, os cientistas suspeitavam que essas redes de partilha existiam, devido à presença de outros tocos de árvores, ainda vivos. Mas essas transferências de recursos nunca foram comprovadas e os relatórios de outros pesquisadores têm décadas e são principalmente anedóticos.

Os pesquisadores encontraram o tronco em questão (acima) pela primeira vez numa caminhada em plena floresta tropical nas cordilheiras Waitakere, na ilha norte da Nova Zelândia. Eles ficaram surpreendidos ao ver que ele estava vivo, apesar de não ter ramos nem folhas. Para ver se as árvores kauri ao redor poderiam estar a desempenhar um papel nisso, elas mediram a seiva e o fluxo de água no tronco e nos vizinhos.

Os pesquisadores descobriram que o fluxo de água no coto aumentou à medida que a água fluía das árvores ao redor, o que significa que o coto estava retirando água das árvores ao redor, relatam os pesquisadores hoje no iScience. Isso sugere, dizem os cientistas, que o toco de árvore havia formado pedaços de conexão, chamados enxertos, com as raízes das árvores próximas para compartilhar água e outros nutrientes.

Muitas árvores - quase 150 espécies - formam enxertos de raízes com outras árvores da mesma espécie para trocar nutrientes. Mas poucos foram encontrados investindo energia para manter vivo um tronco. Esta é a primeira instância em árvores Kauri.

Quanto ao motivo, os pesquisadores ainda estão perplexos. Eles especulam que os enxertos formados antes da árvore se tornassem um tronco, talvez quando ainda estivesse vivo, mas faltando folhas e incapaz de fazer a fotossíntese. Depois da morte da parte principal da árvore, o toco continuou a extrair nutrientes - e água - dos seus vizinhos.

Publicado em: Plantas e animais doi: 10.1126 / science.aay8686






foto: Sebastian Leuzinger


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page